sexta-feira, 19 de agosto de 2016

INVESTIGAÇÃO DC/QUEM ESTÁ A TRAMAR O JBV?


A primeira trama veio do PGR Sedja Man. O homem de mão do PR, José Mário Vaz, aceitou cumprir cegamente e sem medir as consequências dos seus tresloucados actos, todas as ordens do chefe de Estado. Segundo um magistrado: "este é simplesmente um processo político. Não tem nada de jurídico, é simplesmente ilegal manter alguém preso mais de 48 horas!"

Mas há mais nomes nesta enorme teia, segundo apurou o DC: os delegados do Ministério Público, Armando Namontche, Bacari Biai, Victor Insali e Manuela Mendes Lopes - foram eles que assinaram o mandato de detenção - fecharam-se agora em copas e não querem dar a cara, talvez devido à vergonha pelo erro de palmatória que cometeram.

Os quatro assinaram o mandato de detenção no passado dia 17 do corrente, e hoje, dia 19 de Agosto estão a alegar monstruosidades: estão em férias judiciais e por isso não podem fazer nada! Falta de respeito e brincadeira de mau gosto. Libertem o prisioneiro! JBV estava no estrangeiro, mas regressou a Bissau há 15 dias porque nada teme.

Em que país estamos, afinal? Onde está a ONU e a comunidade internacional, e o seu propalado show-of pelos direitos humanos? Afinal acusaram o JBV de crime de desobediência e agora que a coisa aqueceu ninguém dá a cara para o confrontar? Mentira tem pernas curtas.

O JOMAV tinha razão sobre a corrupção na justiça guineense. Basta pagar um magistrado para ele agir de má fé. JOMAV tem que assumir as responsabilidades e abandonar o seu cargo. Estamos fartos dele. AAS